A Repressão durante o Estado Novo:

TORTURA:
   A tortura no Estado Novo foi uma das praticas instituídas pelo aparelho de repressão policial e política criado por Vargas a partir de 1937.conhecido como “Estado Novo”, foi um regime ditatorial que durou de 1937 a 1945. Getúlio Vargas criou um “estado policial”, de exceção, sem garantia das liberdades individuais, sem liberdade de expressão e sem direitos políticos e civis. Uma das consequências desse tipo de regime é o fato de que qualquer autoridade policial como delegados, oficiais e soldados tem poder praticamente ilimitado sobre o objeto de suas investigações etc.
   
Isso implica, como de fato ocorreu no período referido, a aplicação de métodos como a tortura ou mesmo o assassinato.

Resultado de imagem para tortura ditadura
Tortura no ano de 1938


PRESOS POLÍTICOS:
   Graciliano Ramos, que tinha contato com membros do Partido Comunista Brasileiro, foi um dos presos políticos do Estado Novo a transitar pelos calabouços da repressão. Toda a sua experiência está relatada no livro Memórias do Cárcere, que mais tarde se tornou um filme: 
https://youtu.be/p0Gy67_6kJc 

   Luiz Inácio Lula da Silva passou 31 dias encarcerado em 1980 na sede do Dops, o Departamento de Ordem Política e Social em São Paulo, capital. Foi preso por conta da sua atuação sindicalista na região do ABC paulista.

   Gilberto Gil e Caetano Veloso foram presos pela ditadura, em São Paulo, 14 dias depois após o AI-5, entrar em vigor. Foram transferidos para o Rio de Janeiro e soltos dois meses depois, já inocentados das acusações de desrespeito ao hino nacional e a bandeira. Mas ao voltar a Salvador foram novamente presos, submetidos a prisão domiciliar, proibidos de fazer shows e dar entrevistas. Em meados de 1969, os militares disseram que a situação dos dois só poderia ser resolvida com o exílio.





Resultado de imagem para luiz inácio lula da silva exilado Resultado de imagem para Graciliano Ramos, exiladosResultado de imagem para gilberto gilResultado de imagem para caetano veloso jovem







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog